quinta-feira, 15 de março de 2012

Colégio Salesiano de Poiares - Criar Laços...



A minha escolha, a minha escola

Recordo o momento da minha adolescência em que escolhi que queria ser professor. Como fui feliz e quanto me ajudaram alguns professores na construção e concretização desse sonho!
Concluída a minha formação, lecionei os primeiros anos em várias escolas públicas estatais.
De escola em escola, sempre fui um apaixonado por esta missão de educar. Fascinavam-me os jovens. Estar com os jovens, para além da missão de lhes transmitir a minha humilde sabedoria, constituía a possibilidade de poder partilhar vidas! Senti, desde o primeiro momento, que eu também só seria feliz assim: no meio dos jovens. Vinha cheio de iniciativa, de vontade de colocar os meus dons ao seu serviço. Sabia quão importante seria descobrir os seus talentos, para que os desenvolvessem e para que sentissem urgentemente que a escola era um espaço privilegiado capaz de os levar para um mundo grandioso, muito para além do que aparecia escrito nos manuais escolares.
Adorava passar o intervalo com os alunos, apesar das críticas de alguns “Velhos do Restelo”. Quase sempre vestido de fato e gravata, pousava a pasta na sala de professores (quando tinha tempo para isso) e ia para o recreio conversar ou jogar futebol com os alunos. Ali não havia professor e aluno. Ali estavam os amigos.
Em poucos anos, percebi que eu não estava no lugar certo. Continuava firme na minha paixão e intenção de educar os jovens, porém faltava conhecer a escola que me ajudasse a cumprir o meu sonho e me tornasse ainda mais feliz.
Nunca imaginei que a escola dos meus sonhos estivesse tão perto de mim: a apenas 20 km. de distância da minha cidade – Lamego.
Bastou um mês no Colégio Salesiano de Poiares para eu ter a certeza que tinha descoberto a escola, a casa, a família que me proporcionaria ser feliz e fazer os outros felizes. Porquê? O que tem de especial?
Tive uma educação marcadamente cristã. Uma família que me transmitiu valores e me educou na fé. Cresci ligado a um grupo de jovens, um movimento cristão, e lá fiz amizades, descobri e desenvolvi os meus talentos, vendo as minhas competências serem cada vez mais alargadas. Este parágrafo é importante para explicar o que, provavelmente, só se explica vivendo.
Retomando o primeiro mês de lecionação no Colégio, aqui encontrei a escola onde a educação se concretiza no lema “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Aqui “educa-se evangelizando e evangeliza-se educando”. Há um sentido, um porquê, um caminho a percorrer.
Passaram-se vários anos e hoje sou feliz, porque pude escolher.
Cada escola tem o seu projeto educativo. O Colégio Salesiano de Poiares tem um projeto de valores muito concreto, há uma identidade e um carisma. Falo de uma herança pedagógica legada pelo Pai e Mestre da juventude, S. João Bosco.
Tal como aconteceu comigo, quando cheguei a esta escola, assim vem acontecendo com muitos alunos. Por isso, já não me surpreendo quando os pais me dizem, decorridos os três primeiros meses nesta escola: “o que é que fizeram ao meu filho? Ele parece outro!”
Trabalhamos arduamente, para que chegue o dia em que possamos ouvir dos alunos e das suas famílias, terminado o seu percurso nesta escola: “foi bom ter escolhido este projeto”.
Da nossa parte ficará a certeza do dever cumprido.






In Testemunho do Diretor Pedagógico Paulo Silva